Afinal, como é possível que a Meta tenha gasto nada menos que US$ 50 bilhões nesta tecnologia? Ainda que o desenvolvimento de hardware, software, marketing e outras despesas possam explicar parte desse valor, essa quantia parece realmente estratosférica. Será que este é mais um caso de “lavagem de dinheiro”, como alguns leitores sugeriram nos comentários?
O fato é que, enquanto a Meta lida com os altos custos do metaverso, outras empresas, como a SpaceX, conseguem atingir marcos importantes com uma fração desse investimento. Isso deixa a impressão de que o metaverso pode ter se tornado uma aposta arriscada demais para a Meta, especialmente diante da crescente preferência dos usuários por tecnologias mais acessíveis, como a inteligência artificial.
Embora a Meta ainda acredite no potencial do metaverso a longo prazo, os prejuízos bilionários e a concorrência interna com a IA sugerem que essa aposta pode não ter sido tão sábia quanto a empresa esperava. Será interessante acompanhar os próximos movimentos da Meta neste mercado, pois o futuro do metaverso dentro da empresa parece cada vez mais incerto.